março 21, 2012

Praia de Ondina (Salvador)

Ondina é um dos bairros da chamada área nobre de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. É caracterizado por abrigar luxuosos hotéis, além do campus da Universidade Federal da Bahia. Possui ainda o zoológico da cidade, a Estação Meteorológica e o Palácio do Governador. Este último está localizado no Alto de Ondina, elevação que é um dos atrativos do bairro.
Ondina tornou-se parte do Circuito Alternativo do Carnaval soteropolitano. Com o crescimento da festa nos últimos anos do século XX o bairro foi incorporado pela administração da cidade a fim de desafogar as áreas do Circuito tradicional, especialmente a Barra. Em Ondina também estão localizados o Instituto Pestalozzi, o Instituto Baiano de Reabilitação, várias unidades da Universidade Federal da Bahia (inclusive a Praça de Esportes) e o Hospital de Medicina Veterinária.
Vizinha da Barra, do Rio Vermelho, São Lázaro e do Jardim Apipema, o bairro é cortado pela Avenida Oceânica (paralela ao mar e que inicia no Farol da Barra) e pela Avenida Anita Garibaldi. Ambas são interligadas pela Rua Ondina, via que dá acesso ao Parque Zoobotânico de Salvador e onde está localizada a Escola de Medicina Veterinária da UFBA, o Instituto Biológico da Bahia e a EMBRAPA. Entre a rua Ondina e a Avenida Anita Garibaldi está instalado parte das principais instalações da UFBA, como a Biblioteca Central e várias Faculdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário