março 17, 2012

Mariene de Castro-Ilha de maré



Desde pequena a sambista baiana Mariene Bezerra de Castro (12 de maio de 1978) queria ser bailarina. Começou a estudar balé aos cinco anos de idade. Seu contato com a música veio do ambiente familiar. "Na minha casa todo mundo cantava ou tocava algum instrumento", conta. Aos doze anos, Mariene quis aprender a tocar violão e pediu a sua mãe para ser matriculada numa aula de violão. Porém, quando chegou à escola, se interessou também pelas aulas de canto. E foi lá que ela descobriu que possui um timbre de voz muito raro, o contralto. Sua mãe não tinha dinheiro o suficiente para pagar os dois cursos, o de violão e o de canto, e o professor de canto acabou convencendo-as para que ela fizesse apenas o de canto. 

Carreira

Mariene começou sua carreira profissional como vocal de apoio para Timbalada,Carlinhos Brown e Márcia Freire. Certo dia, um amigo de sua mãe, Vicente Sarno, conseguiu uma data para ela no projeto Pelourinho Dia e Noite. Foi seu primeiro show, em dezembro de 1996. No dia do show, dois produtores franceses procuraram-na, dizendo que estavam atrás de uma artista emergente. Então Mariene seguiu para a França. Depois de se apresentar em mais de 20 cidades francesas, onde foi aclamada pela crítica especializada e comparada a Edith Piaf, cantora francesa reconhecida internacionalmente, Mariene voltou ao Brasil, onde se apresentou nos palcos importantes da capital baiana como o Teatro ACBEU (Projeto Terça da Boa Música), Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Projeto Sua Nota é um Show de Solidariedade), Sala Principal do Teatro Castro Alves (Mercado Cultural) e no Teatro XVIII com a temporada do show A Força que Vem da Raiz. No interior do estado, cantou no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, e está sempre presente no Festival de Inverno de Lençóis.

Com uma forma peculiar de interpretar e uma voz firme e singular, Mariene foi firmando seu nome e conseguiu destaque no cenário musical após conquistar em 2004, o Prêmio Braskem de Música e ter a oportunidade de gravar seu primeiro CD “Abre Caminho”. Na estréia do trabalho a artista conseguiu vender mais da metade das cópias disponíveis para o mercado. No ano seguinte, o trabalho foi premiado como o melhor disco regional no Prêmio TIM de Música. No mesmo ano, a artista comandou a Lavagem da Igreja de Santa Madalena em Paris, uma festa espelhada na Lavagem do Senhor do Bonfim. Quem acompanha o trabalho de Mariene sabe que ela faz parte de um seleto grupo de cantoras-intérpretes e prova disso é o reconhecimento da crítica e de artistas como Beth Carvalho que em 2006 a convidou para participar da gravação do último Dvd/Cd Beth Carvalho “Canta o Samba da Bahia”, quando foi considerada uma das mais gratas revelações da música local.
Em 2008 fez uma turnê pela Espanha e cantou na trilha do longa metragem Mujeres Del Mundo, com a música “Elas Contam”, e na trilha sonora do filme “Ó Paí,Ó ”, onde cantou a música “Ilha de Maré”. Participou atuando no filme de Póla Ribeiro, “Jardim das Folhas Sagradas”, cantou no Dia do Samba no Projeto Música do Parque, levando mais de 15 mil pessoas ao Parque da Cidade e, nesse mesmo dia, a convite de Beth Carvalho, cantou com o Quinteto em Branco e Preto, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. No dia 29 de maio de 2010, Mariene lançou seu segundo álbum, “Santo de Casa - Ao Vivo”, com a sala principal do Teatro Castro Alves completamente lotada.

Gravação DVD Santo de Casa

Mariene de Castro estava em casa na tarde de 15 de fevereiro de 2009 quando entrou em cena no Teatro Castro Alves, o palco mais nobre de Salvador, capital da Bahia mítica e afro-brasileira celebrada pela cantora em seu festivo repertório. Era um dia especial: naquela tarde, a artista gravava seu primeiro DVD, Santo de Casa, lançado pela Universal Music neste mês de fevereiro de 2011, dois anos após a gravação ao vivo daquela festa-show em que Mariene de Castro mostrou sua devoção à cultura popular que rege a Bahia. É como verdadeira baiana que ela entra na roda sagrada do samba de sua terra. Que é também a terra de Dorival Caymmi (1914 – 2008) e do celebrado Roque Ferreira, não por acaso os dois compositores mais recorrentes no repertório de Santo de Casa.
Sem precisar fazer milagre, Santo de Casa abre os caminhos de Mariene de Castro no Brasil e na Universal Music, a gravadora com a qual a artista assinou contrato em 23 de julho de 2010. Produzido pela própria Mariene, em parceria com Gerson Silva e Jurandir Santana (diretor musical do show), a edição em DVD da gravação ao vivo do show Santo de Casa é o trabalho mais completo desta cantora que pisou pela primeira vez no palco do Teatro Castro Alves aos cinco anos de idade, como dançarina. Em 2004, Mariene voltou a cantar no nobre palco baiano para lançar seu primeiro CD, Abre Caminho (2004), gravado e editado por vias independentes.
Por seu caráter audiovisual, o DVD Santo de Casa ao Vivo adquire importância especial na discografia de Mariene de Castro, cantora calorosa, moldada para a cena. Mariene é do tipo de cantora que alia o canto à dança e a um gestual que dá cor e brilho às suas interpretações. Basta ver o delicado bailado de mãos (as de Mariene) que adorna Chico e Chica, uma das inéditas fornecidas por Roque Ferreira para o roteiro do show. Dança e música se complementam em cena.

Parceria Univesal Music

Com 15 anos de carreira, vários prêmios de reconhecimento e uma carreira de sucesso, uma das maiores gravadoras do Brasil, a Universal Music, abriu os olhos, ou melhor, os ouvidos, para o talento desta grande sambista ao convidá-la para fazer parte do seu casting de artistas, ficando responsável pela distribuição nacional e internacional do CD e DVD ao vivo “Santo de Casa”.
Resgatando tradições, amadurecendo como artista e cantando o que gosta, Mariene de Castro lançou o DVD "Santo de Casa - Ao Vivo", e em seguida a artista pretende lançar um CD com composições de Roque Ferreira, compositor com o qual mais se identifica, predominante de sua discografia e de seus shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário