abril 28, 2015

Festa de Santa Barbara em Salvador

Festa de caráter religioso que homenageia Santa Bárbara desde o séc. XVII em Salvador. A santa recebe homenagens no dia 4 de dezembro, quando a população sai em procissão pelas ruas do Centro Histórico. Um forte sincretismo religioso toma conta das festividades quando o segmento do candomblé também homenageia a divindade Iansã..
A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.
É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.
Em 4 de dezembro de 2008, os festejos em homenagem a Santa Bárbara começaram às cinco horas, com queima de fogos de artifício, na alvorada, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos, onde, às sete horas, houve uma missa. Após as bênçãos, uma procissão percorreu as ruas do Centro Histórico de Salvador.
O cortejo prosseguiu até o Corpo de Bombeiros, cuja corporação tem a santa como padroeira. A imagem da santa entrou na sede dos bombeiros, sendo saudada com fogos, sirene e jatos de água, deu uma volta no pátio e saiu em direção ao Mercado de Santa Bárbara, onde foi servido o tradicional caruru para os fiéis.
O culto a Santa Bárbara acontece desde o século XVII (1641), em Salvador, quando foi instituído o Morgado de Santa Bárbara, composto de propriedade e capela, localizado ao pé da Ladeira da Montanha, pertencente ao casal Francisco Pereira Lago e Andressa de Araújo. Após um incêndio que destruiu o que restava do Morgado, a imagem de Santa Bárbara, que ficava em capela própria, foi transferida para a Igreja do Corpo Santo e finalmente foi para a Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário